Pós-Graduação em cirurgia dermatológica em Curitiba
Cirurgia dermatológica
O IPEMCE oferece curso de pós-graduação em cirurgia dermatológica em Curitiba, dedicado excepcionalmente para médicos que desejam ser destaque na área. O instituto atua com a estratégia de ensino HANDS ON e, nas aulas práticas, os próprios alunos executam as técnicas e procedimentos cirúrgicos dermatológicos, junto com os professores.
Torne-se um profissional de excelência!
Curso de Pós-graduação em Cirurgia Dermatológica em Curitiba para médicos que querem se destacar
O IPEMCE – Instituto Paranaense de Ensino em Medicina é um instituto de pós-graduação médica em Curitiba que oferece Pós-graduação em Cirurgia Dermatológica, voltada exclusivamente para médicos que buscam evolução técnica, segurança procedimental e diferenciação no mercado. Com 19 anos de atuação e mais de 1.000 médicos formados, o IPEMCE se consolidou como referência por combinar tradição, estrutura própria e um ensino objetivo, direcionado à prática e à construção de autoridade profissional. A formação prioriza técnicas cirúrgicas essenciais, planejamento de casos, condutas baseadas em evidências e prática supervisionada, preparando o médico para executar procedimentos com precisão, confiança e excelência clínica.
13
teóricos mensais
(presenciais e presenciais on-line, aos sábados)
13
Módulos práticos presenciais
(mensais, aos domingos e segundas)
Intensa prática em pacientes reais, infraestrutura moderna e professores experientes.
Nesta modalidade híbrida, o médico se forma sem perder qualidade. Todos os alunos terão a oportunidade de praticar em pacientes reais, estando totalmente aptos para exercer os procedimentos, após a conclusão do curso.
Oferecemos a praticidade de estudar em qualquer lugar e hora, com suporte direto do coordenador, exatamente como se você estivesse na modalidade presencial, com as mesmas aulas teóricas e prática ambulatorial, podendo interagir com o coordenador. Assim, evita deslocamentos, estudando em qualquer região do País, com economia de gastos em transportes, hospedagens e logísticas.
Ao final da aula teórica e durante o curso, o aluno tem suporte direto com o coordenador para sanar dúvidas. Nossas turmas são com limitação de alunos. Prezamos pela qualidade de ensino e aulas práticas.
O curso é HANDS ON e, nas aulas práticas, os próprios alunos executam os procedimentos, junto com os professores.
Ao final da aula teórica e durante o curso, o aluno tem suporte direto com o coordenador para sanar dúvidas. Nossas turmas são com limitação de alunos. Prezamos pela qualidade de ensino e aulas práticas.
O IPEMCE fornece uma biblioteca para baixar os livros e artigos de relevância, sem custo.
Curso de pós-graduação de dermatologia cirúrgica em Curitiba
Entenda como será seu curso
O curso de dermatologia estética em Curitiba da IPEMCE proporciona diferenciais que o tornam destaque no mercado, formando profissionais qualificados e preparados.
Turmas reduzidas
Apenas 15 vagas
Duração do curso
13 meses
Carga horária
370 horas/aula
Público-alvo
Médicos
Início da turma:
PRÓXIMA TURMA: 21/03/2026
Matrícula: R$1.290
Em caso de desistência do aluno, não haverá devolução da matrícula.
Para informações sobre as mensalidades, entre em contato com a nossa CENTRAL DE MATRÍCULAS – WhatsApp: (41) 99163-1000.
Conteúdo programático
O que você irá aprender no curso
Módulo 1 - Aspectos essenciais na prática da cirurgia minimamente invasiva. História da Dermatologia Estética. Abordagem clínica-cirúrgica, psicológica e exames complementares.
Abordagem clínica-cirúrgica, psicológica e exames complementares na Dermatologia Estética. PRP-PLASMA RICO EM PLAQUETAS, CÉLULAS-TRONCO E DERMAROLLER: Técnica e aplicações do PRP-Plasma Rico em Plaquetas em estética, úlceras, feridas e outras indicações. Cuidados pré e pós-tratamentos. Dermaroller nos inesteticismos da pele. Associação com peellings e demais medicamentos.
Módulo 2 - ANATOMIA FACIAL E CORPORAL (EAD)
Anatomia da Face e Corpo. Musculatura, enervação e vascularização. SMAS. Locais de anestesia regional.
Módulo 3 - TOXINA BOTULÍNICA. PONTOS BÁSICOS E AVANÇADOS. HIPERIDROSE. DIAGNÓSTICO DOS TIPOS DE RUGAS E TRATAMENTOS. FLACIDEZ MUSCULAR E CUTÂNEA:
Farmacologia e apresentações comerciais. Diluição e preparo. Revisão dos pontos básicos e pontos avançados. Toxina botulínica no rosto, pescoço, colo e para hiperidrose. Mesobotox. Como tratar as complicações da toxina? Quando associar ao preenchimento e bioestimuladores?
Módulo 4 - INTRODUÇÃO À CIRURGIA DERMATOLÓGICA E CIRURGIA BÁSICA
Conceitos de anestesia loco-regional, técnicas cirúrgicas, organização de material cirúrgico. Cuidados pré e pós-tratamentos. Assepsia, desinfecção e esterilização. Contaminação: prevenção e tratamento. Porte cirúrgico: pequeno, médio, grande. Instrumental básico para procedimentos. Fios de sutura absorvíveis e não absorvíveis. Eletrocirurgia. Crioterapia. CAF. Punch. Tratamento de Cicatrizes e Quelóides. Manejo dos cistos e lipomas.
Módulo 5 - PEELINGS FÍSICOS, QUÍMICOS E COMBINADOS. CLASSIFICAÇÃO DA PELE E AVALIAÇÃO CLÍNICA
Envelhecimento cutâneo e seus cuidados. Estudo das principais discromias, processos de hiper e hipopigmentações. Melanina e coloração da pele. Melasma: como tratar? Peelings físicos: Dermoabrasão e Microdermoabrasão. Peelings químicos faciais e corporais. Identificar as afecções estéticas na lâmpada de Wood.
Módulo 6 - PEELING DE ATA/CRÓTON:
Depois da proibição do Peeling de Fenol, o peeling mais profundo existente no mercado. Como aplicar? Preparo da pele, acompanhamento no pós-peeling.
Módulo 7 - DIREITO MÉDICO, LEGISLAÇÃO GERAL E ESPECÍFICA:
Responsabilidade Civil: caracterização, pressupostos, modalidades e excludentes. Legislação geral e específica. Negligência, imperícia e imprudência. Processo ético-profissional no Conselho de Medicina. Dano material, moral e estético.
Módulo 8 - ESTÉTICA CAPILAR (EAD)
Fundamentos da fisiologia e alteração bioquímicas e físico-químicas capilar. Alopecia. Hirsutismo. Reconhecer e interpretar os exames complementares indicados na tricologia. Cirurgia capilar.
Módulo 9 - MARKETING, PUBLICIDADE MÉDICA, CAPTAÇÃO DE CLIENTES E ADMINISTRAÇÃO DE CLÍNICA (EAD)
Como fazer publicidade e marketing pessoal e da clínica. O CODAME-Comissão de Assuntos Médicos. Conceitos e fundamentos do marketing e da comunicação e suas particularidades na aplicação em empresas de prestação de serviços.
Módulo 10 - ANESTESIA LOCAL. ANALGESIA POR ÓXIDO NITROSO. ENVELHECIMENTO CUTÂNEO. PREENCHIMENTO / PREENCHEDORES:
A Interface da Dermatologia com a cirurgia plástica. Noções sobre diferentes tipos de anestesia. Anestesia regional. Anestesia local-tumescente. Prevenção de acidentes anestésicos. Como tratar o envelhecimento da região perioral e periorbital (toxina botulínica, peeling, implante, laser ou radiofrequência?). Bioestimulação e Preenchimento com ácido hialurônico, ácido poli-L-láctico (Sculptra), policaprolactona (Ellansé) e hidroxiapatita de cálcio (Radiesse). Retrações cutâneas faciais e corporais: estrias e cicatrizes de acne, como manejar? Tratamento das mãos (preenchimento e pasta de ATA).
Módulo 11 - GESTÃO DE CLÍNICAS (EAD)
Como montar um consultório. Abertura de empresa. Classificação dos estabelecimentos de saúde. Manual da CCIH. ANVISA e VISA.
Módulo 12 - FARMACOLOGIA DERMATOLÓGICA, COSMETOLOGIA E COSMECÊUTICA:
Princípios da ação de fármacos. Noções de farmacologia Dermatológica. Produtos, ingredientes e substâncias naturais frequentemente utilizados em estética. Conceitos técnicos de formulações e elaboração de fórmulas dermatológicas e cosmiátricas.
Módulo 13 - CIRURGIA INTERMEDIÁRIA
Revisão anatômica e anestesia. Anatomopatologia. As Técnicas de biópsia. Retirada de tumores e cânceres de pele (Epiteliomas baso/espinocelular e Melanoma). Retalhos cutâneos. Auto enxertia. Cirurgia das Unhas.
Módulo 14 - CIRURGIA COSMÉTICA
Transplante de cabelos, blefaroplastia e lipoaspiração tumescente. Bichectomia.
Módulo 15 - ELETROMEDICINA: LASER E LUZ INTENSA PULSADA, ULTRASSOM, RÁDIO-FREQUÊNCIA E CRIOLIPÓLISE:
Diferentes tipos de aparelhos (IPL, Laser, CO2 e suas aplicações, entre outros). Epilação. Rádio-frequência. Eletrotermofototerapia enfocando os diferentes efeitos da corrente elétrica nos tecidos do organismo. Terapia fotodinâmica. Complicações. Novas tecnologias.
Módulo 16 - CIRURGIA AVANÇADA
Cirurgia micrográfica de MOHS. Dermatoenxertia. Patologia cicatricial. Subincisão. Lipoenxertia. Cirurgia do Lóbulo Auricular. Cirurgia dos Lábios. Cirurgia do Xantelasma. Cirurgia de Supercílios.
Módulo 17 - MESOTERAPIA/INTRADERMOTERAPIA. MMP-MICROINFUSÃO DE MEDICAMENTOS NA PELE (EAD)
Principais fármacos. Noções da farmacologia do sistema nervoso central. Abordagem e Tratamento clínico de Celulite e Gordura localizada. Intradermoterapia: das mesclas tradicionais às novas tendências. MMP-microinfusão de medicamentos na pele.
Módulo 18 - FIOS DE PDO (LISOS, ESPIRALADOS E ESPICULADOS): INDICAÇÕES, TÉCNICAS, RISCOS E COMO EVITAR COMPLICAÇÕES:
Possibilitar o aprendizado na área da cirurgia estética, associada aos conhecimentos de anestesia, analgesia e cirurgia dermatológica, para o correto atendimento aos pacientes. Fios de dermossustentação. Os fios de PDO para correção da flacidez corporal e facial. Anatomia da face. Musculatura, enervação e vascularização. SMAS. Métodos para diminuição da flacidez e rugas. Fios para correção da flacidez corporal e facial.
Módulo 19 - FLEBOESTÉTICA
Anatomia e fisiologia do sistema veno linfático. Microcirculação. Alterações em flebologia. Úlcera de perna. Aspectos terapêuticos. Escleroterapia. Eletrocauterização, eletrofulguração e termo-coagulação.
Módulo 20 - FIOS DE TRAÇÃO E DERMOSSUSTENTAÇÃO (FIO RUSSO, TÉCNICA DE SERDEV E SILHOUETTE/FILBLOC/MINTLIFT). MITOS E VERDADES:
Os vários tipos de fios para correção da flacidez corporal e facial. Avaliação do SMAS. Técnica de Serdev. Fios de tração e dermossustentação: Fio Russo, Silhouette Lift, MintLift e Filbloc.
Módulo 21 - COMPLICAÇÕES EM PROCEDIMENTOS CIRÚRGICOS E ESTÉTICOS (COMO AGIR?):
Fundamentos e situações de urgências e emergências do cotidiano. Atendimentos das emergências. Retração da pele e infecções. Como tratar?
Módulo 22 - BIOÉTICA E BIOSSEGURANÇA (EAD)
Estudo do Código de Ética Médica e seus limites. Ações destinadas a prevenir, controlar, diminuir ou eliminar riscos inerentes às atividades que possam comprometer a saúde humana, em virtude da adoção de novas tecnologias e fatores de risco. Biossegurança em Saúde.
Módulo 23 - METODOLOGIA CIENTÍFICA (EAD)
Conhecer os princípios da metodologia científica, possibilitando-lhe a leitura crítica de artigos técnico-científicos e a participação na produção de conhecimentos. A Metodologia da Pesquisa.
Módulo 24 - PRÁTICA CLÍNICA:
Prática de todos os procedimentos. Atendimento em dermatologia clínica, cirúrgica e estética. Dermatoscopia. Conceitos de saúde/doença. Prática de medidas terapêuticas que minimizem os riscos, dentro ou fora de uma clínica médica. Assepsia, desinfecção e esterilização. Fundamentos e situações de urgências e emergências do cotidiano.
* DISCIPLINAS SUJEITAS A ALTERAÇÕES
É reservado ao IPEMCE o direito de cancelamento do curso, caso não seja atingido o número mínimo de inscritos. A indicação dos professores é de responsabilidade da coordenação que poderá substituí-los a qualquer tempo e a critério exclusivo da mesma.
Será considerado aprovado o participante que cumprir as seguintes exigências:
Aproveitamento de no mínimo 70%, ou seja, média igual ou superior a 7 (sete).
Frequência mínima de 75% da carga horária de cada disciplina.
As aulas serão abordadas através de:
- Aulas expositivas;
- Aulas interativas;
- Grupos de discussão de casos.
Aulas práticas
Temos a maior carga horária de conteúdo prático do Brasil
Ambulatório completo e equipado
Todos materiais utilizados estão inclusos na mensalidade
Pacientes reais
Professores supervisores ensinando na prática
Documentos para Inscrição
- Ficha de inscrição
- RG e CPF
- Comprovante de endereço
- Diploma de graduação ou declaração de conclusão
- Histórico escolar (pode ser entregue posteriormente)
Nosso fundador
DR. ROMUALDO GAMA
O coordenador do IPEMCE é o Dr. Romualdo Gama (CRM 25.231), atual Presidente do Conselho Regional de Medicina do Paraná, Cirurgião Plástico (RQE 19.434), Ginecologista (RQE 19.642) e Advogado (OAB-PR 56.418). Graduação em 1979 pela UniRio-Universidade do Rio de Janeiro, federal. Acadêmico Imortal da Academia Brasileira de Ciências Médicas, Membro Titular da Academia Sul-Americana de Cirurgia Cosmética e Membro do Conselho Editorial do Brazilian Journal of Surgery and Clinical Research.
Vagas de Pós-Graduação para cirurgia dermatológica em Curitiba
Reservar vaga
As vagas de Pós-Graduação de Dermatologia clínica em Curitiba da IPEMCE são limitadas. Todo o curso acontece na sede própria do IPEMCE, no coração do Batel: Av. Vicente Machado, nº 2.636, Bairro Batel. Estrutura completa para sua formação médica, com prática e acompanhamento. Fale no WhatsApp e solicite informações sobre turmas, matrícula e ementa.


